terça-feira, 23 de junho de 2015

Serviço de Mapas Temáticos, Geoprocessamento e Soluções em Geotecnologias






Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com






1. INTRODUÇÃO

Essa postagem é direcionada para todos que desejam conhecer melhor as possibilidades de mapas para usá-los em trabalhos acadêmicos, empresariais e outros (Artigo, Projetos, TCC, Seminário, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Gestão Empresarial e outros). 

O objetivo é mostrar alguns mapas elaborados para clientes que ligaram e solicitaram o meu serviço (91 98306-5306) - Belém/PA - BRASIL). Lembro que o valor do serviço varia conforme o grau de dificuldade, o tempo de serviço, a minha hora de trabalho e outros quesitos.


2. MAPAS OU CARTOGRAMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS:

Não há nenhuma restrição do tipo do mapa, escala, formas de representação, tamanho, local, etc. Dessa forma, você pode solicitar mapas com os seguintes temas: 
  • 1. Mapas de Localização
  • 2. Mapas de Agricultura
  • 3. Mapas de Pecuária
  • 4. Mapas demográficos
  • 5. Mapas Socioeconômicos
  • 6. Mapas de Transporte
  • 7. Mapa turísticos
  • 8. Mapas de Geomarketing
  • 9. Mapas de Epidemiologia
  • 10. Mapas Ambientais
  • 11. Mapas de Mineração


3. APRESENTAÇÃO DE ALGUNS MAPAS/CARTOGRAMAS (SERVIÇOS):

3.1 Cliente: Pedro Haviz (Universitário)
Objetivos: Publicação em artigo científico.


O mapa solicitado por este cliente já era uma prática comum no meu trabalho: Georreferenciar uma imagem de satélite; acrescentar informações coletadas em campo sobre o estado de conservação da praças e a existência de equipamentos de lazer nestas; destacar as ruas limítrofes da área de estudo; localizar a área de estudo em Belém e representar em um Mapa Temático.


Cliente: Pedro Haviz
Tema: Meio Ambiente em centros urbanos

Utilizando o mapa, o cliente pode escrever sobre a situação da praças públicas no Conjunto Gleba II em Belém, no qual a maioria destas encontram-se ou estado regular ou ruim, enquanto apenas uma praça está em bom estado de conservação. Por outro lado, é possível constatar que grande parte destas tem quadra esportiva, ou seja, a população está bem servida quando o intuito for realizar atividades físicas.



3.2 Cliente: Déborah Almeida (Universitária)
Objetivos: Publicação em artigo científico.

Um dos primeiros trabalhos que me solicitaram foi, na época, bastante desafiador. Com dados oriundos do Projeto TerraClass (EMBRAPA/INPE - 2008) da área de mineração e com o uso do software Philcarto, elaborei o primeiro cartograma para Déborah Almeida.




Cartograma -  Área da atividade mineradora em Km² nos municípios paraenses em 2008


Usando o Cartograma, esta cliente representou a distribuição da área de mineração por município do estado do Pará em 2008.

Usando o recurso, ela explanou com mais clareza sobre: Mineração e os impactos ambientais da atividade no Pará; a distribuição dos municípios mineradores e não-mineradores; a vocação mineralógica do Pará, a área de mineração em Km² por município; a concentração da atividade mineradora no Sudeste e Oeste do estado.



3.3 Cliente: "The Octaciano" (Empresário)
Objetivo: Implantar o mapeamento da criminalidade no bairro Umarizal em Belém/PA de maneira comunitária.

Esse mapa foi o mais difícil de todos até esse exato momento, porque vetorizei todas as quadras no Google Earth do bairro do Umarizal (Belém/Pará/Brasil-Brazil), aproximadamente 110; Em seguida, georreferenciei, rotulei todas as ruas e praças e alinhei todos os nomes. Levei em torno de 22 horas de trabalho. Porém, o mapa foi feito na escala 1:3.000 e no tamanho A0.


Mapa A0 - Bairro do Umarizal detalhado (Belém/PA)
Cliente: "The Octaciano"
Tema: Criminalidade e Meio Urbano

O mapa foi usado para auxiliar os moradores do bairro do Umarizal a localizar/mapear algumas ocorrências de crime nas ruas, como: assaltos, arrombamentos, estupros, homicídios, entre outros. A intenção era orientar as autoridades públicas presentes para uma melhor articulação e posicionamento da polícia civil no bairro.




3.4 Cliente: Ana Augusta (Professora)
Objetivo: Apresentar o mapa para discutir sobre processos migratórios, principalmente de paraenses em direção ao Japão. 

O mapa requerido tinha o objetivo de expressar a quantidade de migrantes do estado do Pará/Brasil em direção ao Japão, através de um fluxo indicando o deslocamento. O dado é oriundo do IBGE (2010), neste caso 1.133 pessoas.

Mapa A3 - Emigração de paraenses para o Japão em 2010

Cliente: Ana Augusta
Tema: Migração Internacional


3.5 Cliente: Mariana Cuesta (Universitária)
Objetivo: Ilustrar a área de estudo de um artigo acadêmico da estudante de Direito da UNAMA, como forma de dá concretude as entrevistas realizadas por ela nas ruas do bairro.







4. Outros trabalhos solicitados









Objetivo: Coleta de dados, produção, análise e elaboração de mapas temáticos para diversas finalidades (Ambiental, Saúde Pública, Geomarketing, Educação, Empresarial, Acadêmicos e outros), usando as ferramentas do Google Earth.




Nenhum comentário:

Postar um comentário