quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Software, Ferramentas e Blogs de Geoinformação do Google



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com



1. INTRODUÇÃO

As ferramentas de Geoinformação da Google estão cada vez mais populares no mundo, por causa do fácil manuseio, gratuidade, qualidade, interatividade e por dispor de imagens de satélite com excelente resolução espacial ou mapas com ótima qualidade. Todos nós já estamos habituados com o "Google Maps", "Google Earth" e "Street View". O desenvolvimento e gratuidade desses aplicativos ou softwares pela empresa Google pode ser considerado um dos maiores avanços na área de Geotecnologia, simplesmente pela sua democratização, sem qualquer custo, bastando que o usuário tenha acesso a internet para que possa manipular imagens de satélites e dados geográficos. Sem dúvida, o Google Earth é um dos meus softwares preferidos e também um dos mais usados no blog, por oferecer inúmeras ferramentas associadas com dados geoespaciais. O objetivo dessa postagem é mostrar alguns sites, blogs e aplicativos que ajudam o trabalho nos famosos softwares da Google. A minha intenção também é apresentar aos futuros usuários de SIG, pesquisadores com interesse em representações cartográficas e outros profissionais inseridos na área da pesquisa.

Palavras-chave: Google Earth. Google Maps. Geoinformação. Aplicativos. Blogs.


2. GOOGLE EARTH 
2.1 DOWNLOAD DO GOOGLE EARTH PRO!

O Google Earth completou 10 anos de existência em 2015 e um dos maiores "presentes" que a Empresa Google forneceu aos seus usuários e ao mundo foi a disponibilização gratuita da versão Profissional do software, chamada de Google Earth Pro 7.1 com maior número de ferramentas na edição, tratamento, representação e criação de dados geográficos, proporcionando ampla capacidade de geração de mapas com imagens de satélite. Através do famoso Google Earth você vai começar a ser inserido no mundo das Geotecnologias que possui variados recursos de mapeamento e visualização cartográfica, estando disponível no link abaixo: Enjoy it!

https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html


Figura 01. Mar Mediterrâneo em destaque
Fonte: Google Earth, 2015

Figura 02. Estados da Região Norte do Brasil
Fonte: Google Earth, 2015

Interessado em conhecer e aprender todas as funcionalidades? Conheça o Curso de Google Earth Pro que está disponível! Ou tenha aulas particulares em domicílio para aprender melhor e mais rápido! Link abaixo:

http://geocartografiadigital.blogspot.com.br/2015/03/curso-de-capacitacao-no-software-google.html


2.2 BLOG DO GOOGLE EARTH

Timothy Whitehead é um programador sul-africano que chegou a trabalhar quando o projeto "Google Earth" ainda era chamado de Keyhole em 2004, sendo um dos maiores fãs do software e proprietário do Blog "Google Earth - The amazing things about Google Earth" ou " Google Earth - Coisas incríveis sobre o Google Earth", no qual compartilha diversas ferramentas, curiosidades, experiências e aplicabilidades do software no mundo. Confira no link abaixo!

http://www.gearthblog.com/


Fonte: Blog Google Earth - The amazing things about...,2015



2.3 BLOG LAT/LONG


O Blog Lat/Long é um excelente espaço para explorar as novidades da Empresa Google no que se refere ao "Google Maps", "Google Earth", "Street View" e demais programas desta empresa. É ótimo para vê os recursos que estão sendo desenvolvidos no que diz respeito ao mapeamento, curiosidades a ao funcionamento dos softwares ou desenvolvedores. Confira no link abaixo!

http://google-latlong.blogspot.com.br/


Fonte: Blog Lat/Long, 2015



2.4 GERAÇÃO DE BUFFER POR ARQUIVO KML

"Buffer" é um recursos mais utilizados em geoprocessamento, sendo definido como uma área de influência ao redor de determinada feição gráfica, podendo ser um "Polígono", "Linha" ou um "Ponto". Normalmente utiliza-se um valor para o "Raio - R", com o intuito de nos dá a ideia de "Perto", "Longe", "Inclusão", "Exclusão" ou "Abrangência", dependendo da interpretação para os dados que você tenha. Para compreender melhor, acesse http://mundogeo.com/blog/2000/10/01/criacao-de-buffers/


Fonte: MundoGeo, 2015 e outros

No site abaixo, há ferramentas para gerar buffer em "Kml" (Google Earth Pro), a partir de todas as feições gráficas: pontos, linhas e polígonos. Confira abaixo!!!!

http://www.geo-news.net/index_geof.html


Fonte: www.geo-news.net

2.5 GOOGLE MAPS

O famoso recurso de mapas da empresa Google é o mais difundido de todos e o mais utilizado por usuários comuns. O objetivo é simples, visualizar e ilustrar seus trabalhos acadêmicos, encontrar rotas, usar o recurso do mapa nas aulas de Geografia, destacar a sua empresa no mapa desse site incrível, entre outros. A maioria das pessoas já conhecem, porém ainda há outros recursos neste que podem melhorar significativamente a qualidade de suas apresentações na universidade, no trabalho, nas aulas e outros. Confira abaixo!

https://www.google.com.br/maps

Fonte: Google Maps, 2015


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na atualidade, a informação geográfica ou Geoinformação está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e nunca esteve tão difundida, haja vista a popularização de softwares e aplicativos livres, como o Google Maps, Google Earth, Street View, entre outros. É cada vez mais comum também o surgimento de canais e blogs na internet com o intuito de divulgar a informação geográfica, como os que foram apresentados nessa postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário