sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Como navegar pelo mundo usando o Google Maps e Google Earth?




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


Resumo: Essa postagem é sobre o Street View, um recurso do Google com capacidade de mostrar muitas paisagens fantásticas ao redor do mundo. Com o uso desse programa, você pode visualizar ruas, cidades, casas, florestas, vegetação, oceanos e outras coisas através de alguns cliques no software Google Earth Pro. Hoje eu quero mostrar algumas paisagens incríveis encontradas semanas atrás. Eu selecionei 11 fotos de diferentes países com a finalidade de mostrar a potencialidade desse excelente recurso dentro do programa Google Earth Pro. O seu uso pode se dá em sala de aula, palestras, artigos e qualquer meio de comunicação.


1. Street View

O Street View é um recurso complementar do software Google Earth Pro e do Google Maps que exibe diferentes fotos de várias partes do mundo. As imagens foram captadas principalmente através do carro móvel da Google, porém em algumas áreas foram usadas máquinas fotográficas acopladas em mochilas, bicicletas e capacetes para obter outras fotos. 



2. O que eu faço para usar o Street View? (What do you do to use the street view on my computer?)

Primeiro, você precisa baixar o software Google Earth Pro, disponível em Google Earth - Download. Posteriormente você vai no campo destacado de vermelho no software, escreve o nome da cidade ou país, clique na lupa e o software levará você automaticamente ao destino.


Fonte: Google Earth (2015)

Posteriormente, você procura o boneco do Street View no programa (1) e arrasta ele aonde tem linhas azuis que são as que possuem fotos (2).


 Fonte: Google Earth (2015)

 Fonte: Google Earth (2015)


Se você for usar o Google Maps, o procedimento é o mesmo que no Google Earth, porém não é preciso baixar o programa, é só acessar Google Maps.


 Fonte: Google Maps (2015)


Diante disso, escolhi algumas fotos que o Street View captou em diferentes países para mostrar a qualidade desse recurso. Aproveite para explorar o mundo e compartilhe algumas fotos sempre dando os créditos para o Google! Esse recurso é um espetáculo e uma boa oportunidade de conhecer muitos lugares através de poucos cliques no seu computador.


3. Fotos captadas pelo Street View

Figura 1. Cadeia de Montanhas na Cidade do Cabo (África do Sul)
Fonte: Street View (2014) no Google Earth Pro




Figura 2. Gôndolas em Veneza (Itália)
Fonte: Street View - Google Earth Pro


Figura 3. Verticalização em Hong Kong (Região Administrativa Especial da China)
Fonte: Street View - Google Earth Pro


Figura 4. Paisagem Natural em Laugarvatn (Islândia)
Fonte: Street View - Google Earth Pro




Figura 5. Grand Canyon, Rio Colorado (Estados Unidos)
Fonte: Street View - Google Earth Pro


Figura 6. Ilha de Creta (Grécia)
Fonte: Street View - Google Maps


Figura 7. Petronas Tower (Malásia)
Fonte: Street View - Google Earth Pro


Figura 8. Pirâmide de Gizé (Egito)
Fonte: Street View - Google Earth Pro


Figura 9. Praça Vermelha (Rússia)
Fonte: Street View - Google Earth Pro


Figura 10. Cristo Redentor no Rio de Janeiro (Brasil)
Fonte: Street View - Google Earth Pro


Figura 11. Ilha Fernando de Noronha, Pernambuco (Brasil)
Fonte: Street View - Google Maps


4. CONCLUSÃO

O Street View é uma excelente ferramenta do Google para você desbravar o mundo de uma maneira excepcional, pois é possível ver distintas paisagens no mundo inteiro e de uma maneira muito cômoda, na sua casa através do seu computador. Use a ferramenta e terá uma experiência incrível através desse recurso totalmente disponível e gratuito. Geógrafos e outros profissionais terão o prazer de usar o programa, principalmente quando esses dificilmente terão a oportunidade de viajar para lugares incomuns. Divirta-se! Enjoy it!!!

2 comentários:

  1. Há alguma forma de pôr o Street View a andar automaticamente num trajeto pré-definido, sem necessidade de clickar sempre que se pretende avançar uma imagem?

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas a imagem não consegue carregar completamente antes que outra imagem seja mostrada. Basta você criar uma rota pela cidade, ir no ícone da linha e criar um roteiro. Em seguida, vá ao boneco do Street View. Isso só pode ser feito no Google Earth.

    ResponderExcluir