quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

4 Softwares livres para fazer mapas e figuras temáticas



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com





1. O uso de softwares livres em Geoprocessamento

Os softwares livres de Geoprocessamento são sistemas que nos permitem obter, processar, cruzar e analisar informações geográficas através de dados vetoriais ou matriciais cujo resultado é expresso principalmente através de mapas temáticosTais mapas podem ser de continentes, países, regiões, estados, municípios, bairros e até de quarteirões, sobre diversos temas.

Dentre os softwares disponíveis no mercado, listo alguns dos mais usados no mundo por profissionais que trabalham com GIS (Geographic Information System). Contudo, é importante ressaltar que os programas não conseguem trazer a solução de um problema ou analisar automaticamente questões complexas sem profissionais qualificados com excelente banco de dados e metodologias adequadas para cada projeto. 

Nesse caso, apresento 4 softwares livres para que você possa construir os seus próprios mapas ou figuras temáticas. 


Figura 1. O uso e a importância do GIS nos municípios
Fonte: mundogeo.com



2. Os softwares Livres
2.1 Google Earth Pro



Um dos softwares mais famosos do mundo que possui ampla capacidade de armazenamento, compartilhamento e elaboração de dados geográficos, assim como a espacialização de figuras temáticas, porém sem georreferenciamento. 

O software é gratuito e as imagens de satélite contidas nele sempre estão atualizando. Tem infinitas aplicabilidades, do ensino a pesquisa. Ele pode ser usado para temas como Geomarketing, Meio ambiente, Saúde Pública, Segurança Pública, Educação, entre outros, disponível em: Download do software Google EarthÓtimos manuais que você pode usar para aprender é o do próprio Google, disponível em Tutoriais do software Google Earth Pro.


Figura 2. O software Google Earth Pro
Fonte: Autoria própria no Google Earth Pro

Figura 3. Mar Adriático na Europa em destaque
Fonte: Autoria própria no Google Earth Pro


Figura 4. Região Norte do Brasil
Fonte: Autoria própria no Google Earth Pro

Figura 5. Principais Praias da Ilha de Cotijuba - Belém/PA
Fonte: Autoria própria (2014)


Figura 6. PIB dos municípios da microrregião de Belém - Belém/PA
Fonte: Autoria própria (2015)


2.2 Spring



O SPRING é um SIG com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a banco de dados espaciais (INPE, 2015). O software, disponível em Download do software Spring, tem vários manuais para aprimorar o seu conhecimento no software Manual do software Spring. Conforme o (INPE, 2015) os principais objetivos do SPRING:

1. Construir um sistema de informações geográficas para aplicações em Agricultura, Floresta, Gestão Ambiental, Geografia, Geologia, Planejamento Urbano e Regional.
2. Tornar amplamente acessível para a comunidade brasileira um SIG de rápido aprendizado.
3. Fornecer um mecanismo unificado de Geoprocessamento e Sensoriamento para aplicações urbanas e ambientais
4. Ser um mecanismo de difusão do conhecimento desenvolvido pelo INPE e seus parceiros, sob forma de novos algoritmos e metodologias.



Figura 7. Interface do software Spring
Fonte: INPE

Figura 8. Análise no software Spring
Fonte: INPE

2.3 Philcarto


O Philcarto é um software francês de Cartomática e Cartografia Temática de autoria do Geógrafo Philippe Waniez disponível em Download do software Philcarto. Está em mais de 6 idiomas, como português, inglês, francês, espanhol, romeno, vietnamita e outros.

Este software não é um SIG como os demais, porém tem ampla capacidade de armazenamento e cruzamento de dados estatísticos, e consequente elaboração de diferentes mapas temáticos. Saiba mais em: Conhecendo o software Philcarto.

Os mapas feitos no software podem contemplar assuntos como: Demografia, Economia, Meio Ambiente, Saneamento Básico, Saúde, Segurança Pública, etc. É necessário que os dados sejam confiáveis e estatísticos, em que no Brasil, a principal fonte de dados é o IBGE, disponível em Dados geográficos do IBGE. 

O manual do software está disponível ao lado Manual do software Philcarto. O software surpreende com variadas possibilidades de mapeamento de pontos, linhas e polígonos. É ideal que você crie suas bases cartográficas em um SIG e converta para o tipo (.Ai) no Phildigit (Software complementar ao Philcarto) ou baixe as bases disponíveis no próprio site do software. 

Você pode acelerar seu conhecimento lendo esse excepcional artigo do Dr. Herve Thery e da Dra. Rosely Sampaio Archela ao lado: Como fazer mapas temáticos?. Lembre-se que é necessário ter o Excel ou o LibreOffice para poder gerar a base estatística em ".txt" (Texto separado por tabulações) e inserir os dados no Philcarto para em seguida ser cruzado com a base cartográfica no software.

Figura 9. Mapa dos Homicídios em Belém - 2009 feito no Philcarto
Fonte: Autoria própria no Philcarto

Figura 10. Mapa da densidade demográfico no Pará feito no Philcarto
Fonte: Autoria própria no Philcarto


Figura 11. Nível de prioridade ao combate a Leptspirose
Fonte: Autoria própria no Philcarto (2015)


2.4 QGIS



É o software livre de SIG mais difundido e com mais tutoriais sobre as funcionalidades disponíveis na internet, disponível em http://www.qgis.org/en/site/. Há uma tendência de cada vez mais os usuários de SIG migrarem para o QGIS ou de utilizarem esse software como o principal instrumento de trabalho em detrimento de outros programas. 

Está disponível em vários idiomas: português, espanhol e inglês, tendo uma variedade de tutoriais no Youtube, Facebook, Blogs e outras redes sociais. Basta pesquisar: "QGIS Tutoriais" em qualquer uma dessas redes que vai aparecer vários recursos. Tutorial em inglês http://www.qgistutorials.com/en/ e em português no Site do Anderson Medeiros http://andersonmedeiros.com/elaboracao-de-mapas-tematicos-quantum-gis/.

O uso desse software se destina a diferentes aplicabilidades, desde mapas de Uso e Cobertura da Terra até Geologia, Saúde Pública, Meio Ambiente e outros, o que vai depender dos dados e das análises espaciais que serão realizadas.




Figura 12. Concentração de bares e restaurante com análise de Kernel em Olinda/PE
Fonte: testesaude.shervidores04.com.br


Figura 13. Delimitação de Bacia Hidrográfica em Rio Branco/AC
Fonte: qgisbrasil.org



3. Conclusões

Hoje eu apresentei 4 excelentes softwares livres de Geoprocessamento, assim como links de manuais em blogs, artigos e vídeos. Para quem tem interesse na área de Geoprocessamento, esses programas podem servir para a elaboração e análise de mapas temáticos, assim como auxiliar significativamente o planejamento urbano.








Nenhum comentário:

Postar um comentário