segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Atlas sobre Trabalho Escravo do Brasil



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


1. Atlas do Trabalho Escravo do Brasil 

O material denominado "Atlas do Trabalho Escravo no Brasil" foi concebido pela organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e lançado em 2012. Este é um estudo completo sobre a distribuição geográfica dos trabalhadores em condições análogas a escravidão até o ano de 2012 e também mostra a geografia da vulnerabilidade ao aliciamento e a probabilidade de ocorrer trabalho escravo no país. 

Trata-se de uma série de 56 cartogramas, 7 tabelas e 2 gráficos a respeito do tema. Entre os autores deste estudo, destacam-se o Prof. Dr. Herve Thery, a Prof. Dra. Neli Aparecida de Melo, o Prof. Dr. Eduardo Paulo Girardi e o Msc. Júlio Takahiro Hato, todos da UNESP e UEL.

Os pesquisadores ainda estudam a correlação de atividades econômicas com o trabalho escravo, como a produção de carvão, a pecuária, mineração, agricultura, etc. Os principais locais com registros de Trabalho Escravo são: Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Para ter acesso ao material, basta fazer o download abaixo:




Figura 1. Índice de vulnerabilidade à escravidão
Fonte: IBGE/MTE/SUS/CPT
HT/NAM/JH/EG (2007)


O estudo é riquíssimo com uma série de informações por estado, microrregião e município. É um excelente recurso para o planejamento e adoção de políticas públicas voltadas para coibir atividades econômicas com uso de mão-de-obra escrava, pois este nos dá uma dimensão da realidade no Brasil. Cartograficamente, esse material foi produzido com o uso do software Philcarto (Gratuito). Para fazer o download do software do Atlas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário