domingo, 5 de novembro de 2017

Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com



1. Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais


O Atlas produzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental da Biodiversidade (ICMBio) sobre as espécies ameaçadas de extinção é um excelente material de compilação e disponibilização de informações sobre o tema, cuja linguagem e representação dos dados são simples, acessíveis e com vários mapas sobre a situação dos estados brasileiros

O trabalho da equipe do ICMBio consistiu na análise de documentos oficiais, literatura científica, coleções biológicas e documentos das Unidades de Conservação Federais.



Figura 1. Capa do Atlas sobre a fauna ameaçada de extinção nas unidades de conservação federais do Brasil
Fonte: ICMBio (2011)


Para aqueles que trabalham com Cartografia e Geoprocessamento, o mais importante nesse material é a compilação dos dados sobre o tema para todos os estados brasileiros

Já para aqueles que são biólogos, é um material de referência na comparação com análises mais recentes em campo, ou mesmo reconhecimento de possíveis espécies nas unidades de conservação.

É possível comparar e analisar os dados, especialmente em publicações científicas. O nosso objetivo é compartilhar alguns atlas que já foram produzidos por instituições governamentais, pois alguns profissionais da área acabam nem encontrados dados ou publicações de relevância. Para ter acesso ao material, basta fazer o download abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário